quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Negritude

Não demorou muito para eu sentir que todos me olhavam em todos os lugares que ia. Não me lembro de estar mal arrumada, muito menos com alguma coisa estranha presa nos dentes. Então, porque será que aquelas pessoas não paravam, por um segundo se quer, de me olhar? Será que aqueles olhares gigantescos estavam me guiando por causa da cor da minha pele? É, acredito que seja.

Todos pensam que isso é balela da sociedade e que racismo é modinha, entenda: não é e nunca foi.Ninguém tem ideia do tamanho da confusão que fica em nossas cabeças quando somos tratados de maneira diferente se comparado a qualquer outra pessoa de cor branca.

Como dizem: você pode esconder que é pobre, que você não tem educação, mas você não pode esconder a cor da sua pele. Demora um pouco pra entender como tudo isso funciona, principalmente na infância.Como se explica pra uma criança que ela pode ser tratada de uma forma estranha só por causa da cor de sua pele? É complicado meu caro, nunca ninguém vai conseguir entender o que eu passo e sempre passei, não adianta e mesmo depois de anos, esse conceito idiota que as pessoas tem sobre a minha raça: afrodescendente com orgulho,  ainda me ronda. Não adianta nos taxar, por mais que você queria não existem diferenças entre nós, nem intelectuais, espirituais, sociais, politicas. A única diferença de fato, está na quantidade de melanina que temos a mais. 


Os negros possuem mais melanina que os brancos, e são os "brancos" que consideram-se superiores por algo que possuem a menos.
Fernando Portela

Nenhum comentário:

Postar um comentário